Plataforma integradora das Olimpíadas dos jovens talentos para o reconhecimento e promoção do mérito como vetor de emancipação social e cidadania - no contexto RIG

As Olimpíadas dos Jovens Talentos, também conhecidas como Olimpíadas do Conhecimento, são ações que envolvem professores, estudantes e gestores com o objetivo de proporcionar e consolidar as aprendizagens dos estudantes das diferentes etapas e modalidades da educação básica do Brasil.

Nesse contexto, as competições alhures têm como principal desafio contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. O objetivo geral dessas competições é incentivar crianças e jovens a valorizarem as ciências e identificar talentos de cada área do conhecimento, direcionando-os a seguir uma carreira e desenvolver seu potencial.


As disputas são reconhecidas como instrumentos efetivos para a mobilização de estudantes e professores, com um alto poder de impacto transformador nas escolas, resgatando a autoestima desses atores, conduzindo de maneira positiva e saudável o engajamento, através do encantamento e fascínio, parte intrínseca da curiosidade de todo o ser humano.

De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por ano, quase 20 milhões de alunos participam dos eventos nacionais, que premiam os melhores colocados e servem como seletiva para disputas internacionais, em mais de 60 categorias, desde conhecimentos nas áreas de matemática, língua portuguesa e história, até robótica e astronomia.


Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre os Ministérios da Cidadania, da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, criou-se um ambiente virtual completo, para o qual todas as Olimpíadas Brasileiras do Conhecimento, hoje mais de 62, serão convidadas a participar, com adesão voluntária e a seu critério, com um cruzamento pontual com a base de dados dos alunos do Cadastro Único-Auxílio Brasil sob a responsabilidade do Ministério da Cidadania, oportunizando uma significativa melhoria no acesso à informação por parte dos operadores do conhecimento, quais sejam gestores e professores da educação. E, por sua vez, garantido um maior alcance de tais competições a todos os alunos da rede pública de ensino (propósito de atrair mais de 40 milhões de participantes já nos próximos anos).


Além da iniciativa tecnológica, o Ministério da Cidadania, dentro do programa Auxílio Brasil, criou a Bolsa de Iniciação Científica Jovem, que, a partir do mês de dezembro de 2021, incentivará, por meio de um auxílio único de mil reais (pagos à família) e contínuo de cem reais (pagos ao aluno) jovens que integrem famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e que se destacam em competições acadêmicas e científicas, de abrangência nacional, vinculadas a temas da educação básica.


Toda a premiação se dará criteriosamente dentro dos requisitos do Cadastro Único, do Ministério da Cidadania, porém, tendo como principal parâmetro, o mérito dos alunos nas Olimpíadas dos Jovens Talentos, incentivando a pesquisa, o desenvolvimento científico e a emancipação financeira de um público que vive em situação de pobreza e extrema pobreza, iniciativa fruto de relações institucionais e governamentais, que tem como foco principal a promoção da cidadania.


Ivonice Campos é secretária de Articulação e Parcerias no Ministério da Cidadania.

Jackson Lucena Santos é diretor no Ministério da Cidadania.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  


compartilhe

navegação de notícias

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos