Oportunidades e projeções de futuro

ABRIG: Quais as perspectivas de desenvolvimento para o seu setor de atuação pós pandemia?


NELSON WILIANS: Após o traumático período de sobrevivência, as corporações buscam o amadurecimento dentro do novo normal. Essa é uma boa oportunidade para projeções e para desenhar uma nova história de sucesso. Porém, a economia me preocupa em razão do risco inflacionário que pode levar a nação ao retrocesso e aumentar a pobreza e o abismo social. Mais do que nunca, os líderes empresariais precisarão de uma visão baseada em seu conhecimento e experiência para descobrir portas de saída e oportunidades.


A advocacia é um reflexo da sociedade, sendo assim, a profissão se modifica conforme o corpo social se transforma. O mercado valoriza o novo profissional jurídico, atribuído a novas funções em meio a tantas transformações impulsionadas pela pandemia. Muito além de uma expertise jurídica, a advocacia precisa ser uma aliada estratégica de business, exigindo uma gama multidisciplinar de conhecimentos de outras áreas para a operação do próprio Direito.


ABRIG: Como a COP 26 e os desafios ambientais impactam 2022 e 2023?


NELSON WILIANS: Acho que um dos grandes avanços da Conferência foi o acordo entre Estados Unidos e China, os maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo, para reforçar ações de redução de emissões. O principal compromisso brasileiro é o de zerar o desmatamento ilegal até 2028. Isso irá contribuir de forma significativa para se atingir a nova meta de redução das emissões, de 43% para 50% até 2030. O desafio é o país implementar de forma efetiva os compromissos assumidos, que, de maneira geral, foram positivos. Certamente, isso poderá atrair mais investimentos de recursos de fundos climáticos para o Brasil.


Em 2022, uma declaração política será adotada para comemorar o 50º aniversário do Programa Ambiental das Nações Unidas. Essa declaração precisa ser a mais ambiciosa possível. Apesar de não ser juridicamente vinculativa, a declaração é uma ferramenta de mudança e pode orientar os legisladores e o judiciário a obrigar os estados a agirem. Também em 2022 haverá eleições em nosso país. É muito importante observarmos o engajamento com as questões ambientais dos futuros candidatos, se eles pretendem executar as “boas leis” ambientais.


ABRIG: Como as Relações Institucionais e Governamentais podem ajudar nos desafios que estão por vir no seu setor de atuação?


NELSON WILIANS: As organizações são diretamente impactadas por leis e regulamentos aprovados nas diversas esferas governamentais. Junto com o arcabouço de regras vem um complexo pacote jurídico que estabelece uma série de implicações. Recentemente, nosso escritório passou a fazer parte da Abrig, com objetivo de aperfeiçoar nossos métodos e estabelecer um vínculo contínuo e duradouro com os principais formuladores de políticas públicas. Dessa forma, estamos em processo de profunda reflexão para transformar nossas competências advocatícias, multidisciplinares e relevantes ao mercado, que reflitam, interna e externamente, uma vivência sólida nas relações com organizações da sociedade civil, empresas e governos.


Nelson Wilians é sócio-fundador da Nelson Wilians Advogados.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  


compartilhe

navegação de notícias

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos