Desafios de Davos
Anterior

Desafios de Davos

Desafios de Davos
Próximo

Desafios de Davos

Atuação em RIG no novo Governo e no novo Congresso

O

 resultado das eleições de outubro de 2022 tem grande impacto na maneira de atuar do profissional de Relações Institucionais e Governamentais (RIG). Sabemos que cada governante impõe ao sistema político suas prioridades e sua maneira de agir. Algumas características são naturais do líder, outras, desenvolvidas ao longo da carreira e ajustadas às necessidades de cada período.

Principalmente a partir de fevereiro, quando inicia o ano legislativo, com a posse dos novos parlamentares, os profissionais de RIG precisarão estar atentos às novas configurações do Congresso e do Poder Executivo. No período de 2019 a 2022, o governo de Jair Bolsonaro estabeleceu um formato de relacionamento com o Congresso que priorizou a comunicação e os acordos com as bancadas temáticas – saúde, agricultura, evangélica, segurança e outras, desprezando as lideranças formais dos partidos políticos.


A estratégia tinha sido anunciada pelo ex-presidente ainda enquanto candidato e foi acompanhada com desconfiança por pesquisadores, políticos e profissionais da área. Ocorre que as bancadas temáticas, apesar de serem bastante ativas no Congresso, não possuem força nem organização para se sobreporem, em importância, às bancadas partidárias. É preciso levar em conta que o sistema parlamentar brasileiro é organizado com base nos partidos políticos, sob liderança das presidências das Casas Legislativas e das lideranças partidárias. Nesse contexto, os profissionais de RIG precisaram buscar novos interlocutores e adaptar suas estratégias de acesso e contato.


A legislatura 2019-2022 também foi impactada pelo grande número de parlamentares de primeiro mandato, oferecendo oportunidades para a área de RIG, já que o profissional pôde estabelecer uma relação de apoio e suporte aos novos deputados e senadores.



O Executivo geralmente se comporta a partir do perfil do presidente da República. A composição do governo Bolsonaro teve por característica a simplicidade nas relações estabelecidas, isso facilitou o acesso dos agentes de RIG aos agentes públicos, que, via de regra, se colocaram solícitos. Para os profissionais que representam a iniciativa privada, algumas pautas, como agronegócio e desburocratização, tiveram mais possibilidades de êxito. 


Com Lula (2023-2026), vemos o retorno à política tradicional, com os partidos e suas lideranças retomando protagonismo. Pode-se esperar, também, maior previsibilidade no governo. Em seu terceiro mandato, Lula conta com grande variedade de nomes com experiência tanto nos governos federais petistas anteriores quanto nos estados e municípios. A condição política mais ampla da atual gestão permite também ao presidente buscar nomes mesmo em partidos de centro-direita. O relacionamento dos profissionais de RIG, portanto, tende a ser mais qualificado e técnico, exigindo preparação e objetivos claros.


No Congresso que tomará posse em 1º de fevereiro, as lideranças partidárias terão peso maior no processo decisório, principalmente na definição das pautas, diluindo o poder antes concentrado nos presidentes das Casas. Pautas da temática social voltarão a ter destaque, mas demandas estruturais, principalmente na área de sustentabilidade, tendem a encontrar abertura, contando com o empenho do Executivo para que o país possa oferecer respostas para as demandas globais.


Os casos de corrupção dos governos petistas anteriores podem provocar uma conduta mais rigorosa no relacionamento entre Executivo e Legislativo com a iniciativa privada. Boas práticas serão bem-vindas e contribuirão para a construção de um ambiente político produtivo e seguro para todos os envolvidos. A profissionalização constante da atividade de RIG, bandeira da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais), é fator importante desse processo. A atividade se confunde com a própria democracia, pois teve seu ápice na constituinte de 1998 e no decorrer de mais de três décadas vem evoluindo de forma significativa.


O ambiente democrático oferece a grande oportunidade de renovação e essa vantagem se abre também para os profissionais de RIG. O mercado está aquecido e as organizações e empresas estão sabiamente adaptando suas equipes para o novo período. Empatia e consciência social tendem a ser valores procurados, mas acima de tudo, a convicção de que a atividade de RIG se dá na democracia deve guiar os profissionais em qualquer ação que realizem. A qualidade das políticas públicas depende da participação de mais grupos sociais e os profissionais da área de RIG são atores fundamentais nesse processo. Assim, democracia e RIG sairão fortalecidos!


Por: Marcos Lima, cientista político e 1º Vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  

compartilhe

navegação de notícias

Desafios de Davos
Anterior

Desafios de Davos

Desafios de Davos
Próximo

Desafios de Davos

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos

Desafios de Davos
Anterior

Desafios de Davos

Desafios de Davos
Próximo

Desafios de Davos