Dois anos transformadores da atividade de RIG

Ao concluir minha jornada como presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), reflito sobre uma caminhada pautada por esforços sinceros e aprendizados valiosos. Durante esse tempo, a Abrig trabalhou arduamente para consolidar sua presença no cenário nacional, esforçando-se para participar de maneira construtiva nos debates do setor privado e público, nos Três Poderes e em todos os níveis federativos. Cada passo foi marcado por desafios superados com humildade e uma busca constante por melhorias, reconhecendo que o caminho para o sucesso é construído com perseverança, colaborativismo e realismo.


Uma das grandes realizações desse período foi a condução do processo de aprovação da regulamentação da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) na Câmara dos Deputados, através do projeto de Lei 1202/2007. O substitutivo do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), aprovado em 2022 de forma consensuada, desempenhou um papel crucial nesse processo. Para conseguirmos essa conquista, uma série de atividades foram desenvolvidas, como a publicação do estudo “Regulamentação Das Relações Institucionais e Governamentais – Uma Tendência Global”, fundamental para a apresentação dos argumentos favoráveis à matéria e para a comparação dos modelos propostos e realizados no Brasil e no mundo; a publicação e a certificação na “Prática Recomendada ABRIG/ABNT”, instrumento de autorregulação para pessoas físicas e jurídicas atuarem com as melhores práticas de mercado mesmo antes da publicação de uma eventual lei; participação em audiência pública na Comissão de Trabalho da Câmara; reuniões com autoridades e sociedade civil organizada e participação em artigos e entrevistas na grande mídia.


Agora, acompanharemos, com expectativa positiva, as discussões da matéria no Senado Federal, onde tramita como PL 2914/22. Em paralelo, acompanharemos e provocaremos os debates também no poder Executivo, em especial no âmbito do Conselho de Transparência, Integridade e Combate à Corrupção da CGU, colegiado ao qual fomos convidados a participar a partir de 2023.


Outro marco significativo foi potencializar a participação feminina na associação e nos espaços de atuação de RIG de uma forma geral. Sendo a primeira mulher a presidir a entidade e tendo uma diretoria paritária, a gestão empenhou-se com fervor em assegurar que as vozes femininas fossem ouvidas e desempenhassem um papel central nas discussões que moldam o cenário político e empresarial. Através do nosso Comitê Abrig Mulher também realizamos a primeira Conferência Internacional de Mulheres em RIG, oportunidade fundamental para a troca de informações, formação de alianças e, principalmente, para a construção de uma agenda para o futuro, pois não há dúvidas de que ainda há muito a se fazer.


A consolidação do Prêmio Marco Maciel como reconhecimento incontestável de boas práticas de entidades que atuam com defesa de interesses é um testemunho do compromisso inabalável da Abrig com a excelência e a promoção contínua de padrões elevados na construção de políticas públicas, tal qual foi a figura ímpar do homem público a quem o evento homenageia. Com quase 140 inscritos nos últimos quatro anos e a publicação do Livro de Cases vencedores de 2022, deixamos para o setor exemplos exitosos, bem como um incentivo para que as ações de RIG sejam verdadeiros catalisadores de transformação da sociedade.


Além disso, a Abrig ampliou suas parcerias institucionais para alcançar ainda mais agentes e entregar novos benefícios. Nesse sentido, conquistamos um feito importante ao estabelecer parcerias com o governo de Goiás e com o Instituto do Legislativo Paulista. Esses feitos, somados às atividades das diretorias regionais de São Paulo e regiões, Rio Grande do Sul e Pará marcam um novo capítulo na fortificação da atuação da entidade em âmbito estadual

Como um dos pilares da entidade, oferecemos nos últimos quatro anos mais de 30 cursos, capacitando mais de 500 alunos e reforçando a dedicação da Abrig na formação de uma comunidade de profissionais preparados para enfrentar os desafios em constante evolução das Relações Institucionais e Governamentais.


Por fim, mas não menos importante, cumpre também ressaltarmos os esforços empenhados para ampliar nossos canais de comunicação com nossos associados e, principalmente, como com toda a sociedade. Hoje, temos conteúdos periódicos em nossas redes sociais e materiais institucionais e técnicos disponibilizados no portal de notícias que lançamos em nossa gestão.


Ao encerrar meu mandato, percebo que cada desafio é uma oportunidade disfarçada. Com determinação e colaboração de toda a diretoria, a Abrig está pronta para trilhar o próximo trecho de sua jornada, continuando a inspirar, influenciar e liderar na construção de um cenário onde as Relações Institucionais e Governamentais sejam sinônimo de eficiência, ética e excelência. O futuro da Abrig é promissor, e, à medida que enfrentamos os desafios complexos que se apresentam, sabemos que cada passo é uma contribuição para um horizonte mais brilhante e próspero. Que o compromisso da Abrig inspire todos os profissionais da área a trilharem esse caminho iluminado com confiança e determinação.


Carolina Venuto, presidente da Abrig.


Publicado originalmente no Congresso em Foco.

*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  

compartilhe

navegação de notícias

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos