Os dois primeiros dias foram marcados com reuniões sobre a importância da consolidação da democracia.
Brasília, 17 de outubro - A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) deu início à viagem de imersão internacional “Eleições nos Estados Unidos da América”. De acordo com o presidente, Jean Castro, a visita serve para promover o fortalecimento do diálogo público-privado entre o Brasil e os Estados Unidos, ampliando as oportunidades de colaboração. A missão se encerra no dia 19 de outubro.
A Abrig iniciou a agenda de reuniões em uma visita ao Capitólio, um dos símbolos mais emblemáticos da democracia americana. Os membros puderam conhecer de perto o funcionamento do Congresso dos Estados Unidos e entender mais sobre o processo legislativo norte-americano.
Para tratar de assuntos diretamente ligados ao escopo da Abrig, a comitiva se reuniu com a U.S Chamber of Commerce. O encontro focou na dinâmica da U.S na promoção do diálogo entre os dois países no âmbito da indústria. A diretora do U.S-Brazil Council, Lambrini Kolios, explicou que na instituição há muito contato com o governo brasileiro.
“Já tivemos reuniões com o ministro Fernando Haddad, participamos de evento com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e, na próxima semana, receberemos a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva”, destacou.
Para Leonardo de Abranches, Senior In-Country Advisor for the Brazil-U.S. Business Council, um dos trabalhos principais é o lobby. “A gente procura um debate tanto com Executivo quanto com o Legislativo”, explicou.
Para o presidente do Instituto Monitor da Democracia e integrante do Conselho Superior da Abrig, Márcio Coimbra, o trabalho que a U.S-Brazil exerce tem uma relação direta com a Associação. “A Abrig tem interesse, como entidade, na internacionalização de sua atuação, e existe aqui uma sinergia entre os trabalhos para o fortalecimento da democracia”, disse.
O U.S Brazil Council trabalha para a promoção das relações empresariais e da consolidação das conexões econômicas e comerciais entre as duas maiores economias do hemisfério ocidental. Com uma missão clara de impulsionar o diálogo entre líderes empresariais e governamentais, o Conselho é uma ponte estratégica que facilita discussões substantivas e construtivas entre seus membros e os principais formuladores de políticas dos Estados Unidos e do Brasil.
Princípios da liberdade na política
Já no segundo dia da missão, a Abrig visitou o Mercury Public Affairs, uma empresa de estratégia pública que atende grupos de líderes, governos, partidos políticos, ONGs e figuras públicas e políticas proeminentes.
Para a Abrig, entender o segmento do planejamento no âmbito político é importante para estabelecer as próprias ideias em relação ao Brasil.
A Abrig também se reuniu com a Heritage Foundation, que tem como objetivo “formular e promover políticas públicas baseadas nos princípios de livre iniciativa, governo limitado, liberdade individual, valores tradicionais americanos e uma defesa nacional forte”, segundo a apresentação da instituição.
A imersão internacional “Eleições nos Estados Unidos da América” não apenas destaca a relevância de promover boas práticas políticas e econômicas, como também cria oportunidades concretas para a ABRIG fortalecer seu papel na promoção de um ambiente institucional mais colaborativo e democrático, tanto no Brasil quanto no exterior.