Brasília, 18 de outubro - A missão oficial da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig) nos Estados Unidos avançou com o anúncio de um memorando de entendimento com a Organização dos Estados Americanos (OEA), que visa promover ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da democracia.
Em reunião com o secretário-geral da OEA, Luís Almagro, a diretoria da ABRIG reforçou a importância da internacionalização da entidade e da construção de parcerias estratégicas. Para Eduardo Fayet, vice-presidente da Abrig, a associação tem uma conexão com a Organização.
“Aqui na OEA, a gente verificou a similaridade e a correlação muito forte dos princípios e dos pilares da OEA com os princípios da Abrig”, disse.
Para Fayet, a Abrig utiliza os mesmos pilares da OEA no âmbito da relação público-privada. “Aqui são democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento. E nós, na Abrig, sempre defendemos, trabalhamos isso na relação do público com o privado, na defesa de interesse e no desenvolvimento de políticas públicas”, explicou.
O objetivo da Organização dos Estados Americanos (OEA) é promover a democracia, os direitos humanos, a segurança e o desenvolvimento econômico.
Formação de Lideranças
A comitiva visitou o Leadership Institute, onde conheceu a estrutura de treinamento em comunicação política e grassroots lobbying.
O Leadership Institute é uma instituição voltada para a formação de líderes conservadores, capacitando-os para defender e promover os princípios fundadores dos EUA. Por meio de programas de treinamento e mentoria, o instituto se destaca como uma das principais organizações na criação de líderes.
Para Breno Guimarães, Secretário Executivo da Diretoria do Rio de Janeiro da ABRIG e Coordenador do Comitê Jovem da Abrig, a visita ao instituto é necessária para o entendimento de como funciona a política fora do Brasil. “Um dos pontos mais importantes foi o momento em que entendemos os grassroots lobbying e como as campanhas de ‘do tanks’ funcionam”, disse.
A missão segue com o propósito de fortalecer a atuação da ABRIG no cenário internacional e fomentar boas práticas de governança e capacitação de lideranças.