Acreditação Hospitalar: Reflexões sobre o Foco no Paciente e o Acolhimento Humanizado

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 acreditação hospitalar ou acreditação em saúde tem sido considerada um método essencial para a melhoria contínua dos serviços de saúde devido à exigência de padrões e requisitos que buscam assegurar qualidade e segurança nas instituições. Neste artigo, exploraremos as reflexões sobre o foco no paciente e o acolhimento humanizado na perspectiva da Acreditação Hospitalar. Veremos como esse processo contribui para uma assistência centrada no paciente, promovendo uma experiência positiva e satisfatória.


A acreditação hospitalar tem se mostrado imprescindível para elevar a qualidade dos serviços de saúde. Ser acreditado significa cumprir padrões que produzam um ambiente seguro e um cuidado eficiente prezando, ainda, pela responsabilidade socioambiental. No contexto da assistência hospitalar, o foco no paciente e o acolhimento humanizado têm se destacado como elementos-chave para promover um atendimento de excelência, que consequentemente tornam o processo de acreditação benéfico para o paciente. A seguir, abordaremos três aspectos,  considerando a influência da acreditação em saúde para o serviço.


A acreditação hospitalar valoriza o foco no paciente como um princípio fundamental. Isso implica em compreender as expectativas, necessidades e preferências do paciente, bem como envolvê-lo nas decisões relacionadas ao seu tratamento. A acreditação fomenta o cuidado centrado no paciente através da implementação de boas práticas como comunicação efetiva, escuta qualificada e compartilhamento de informações.


Outro ponto importante é que a acreditação hospitalar incentiva o acolhimento humanizado, pois estimula um ambiente acolhedor, respeitoso e empático para os pacientes e seus familiares, considerando aspectos pessoais, culturais e religiosos. Boas práticas relacionadas à escuta qualificada, métodos de comunicação compreensíveis e atenção individualizada promovem uma experiência de cuidado humanizado e assertivo, minimizando o estresse e a ansiedade associados ao ambiente hospitalar e ao adoecimento.


A busca pela acreditação hospitalar beneficia diretamente o paciente, uma vez que os padrões exigidos pelas certificadoras conduzem a instituição a práticas que elevem a qualidade e a segurança, minimizando custos e falhas assistenciais, trilhando o caminho para a excelência do serviço de saúde. Quando o foco no paciente e o acolhimento humanizado são valorizados como requisitos da qualidade, podem resultar na confiança do paciente na equipe e maior engajamento no processo de cuidado, melhor adesão ao tratamento e, consequentemente, aumento na satisfação do paciente com a instituição. 


Acreditação hospitalar, foco no paciente e acolhimento humanizado são conceitos intrinsecamente interligados. Examinar os aspectos por trás desses conceitos demonstra como esse método é relevante na promoção de uma assistência de qualidade. Ao implementar práticas que visem compreender, respeitar e satisfazer as necessidades individuais do paciente, os hospitais acreditados se aproximam de um cuidado humanizado e de excelência. Portanto, é fundamental que as organizações de saúde busquem as acreditações e se dediquem a aprimorar continuamente seu serviço, visando a um atendimento que priorize o bem-estar e a experiência positiva do indivíduo no processo terapêutico.


Escrito por:

Leniela Bergamo

Associada à Abrig. Consultora e diretora técnica da empresa Registrale Acreditação em Saúde. Enfermeira, mestre em gestão da qualidade em serviços de saúde e especialista em segurança do paciente e qualidade, é também avaliadora da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e atua na melhoria de processos e assessorando organizações de saúde para obtenção de certificações e acreditações de qualidade nacionais e internacionais.

Régio Bertoldo

Associado à Abrig. Diretor-executivo da Registrale Acreditação em Saúde. Administrador, especialista em administração hospitalar, auditor ISO com mais de 20 anos de atuação e especialista no desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade com expertise em regulação, – ANVISA, saúde suplementar – ANS e ONA.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  

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