IMA: governo digital para cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis

A IMA – Informática de Municípios Associados foi criada em uma época em que os computadores não eram como conhecemos. O conceito de tecnologia foi sendo remodelado: de “Informática”, passou para “Tecnologia da Informação” e, atualmente, seu enfoque está no conceito de cidades inteligentes. Neste cenário, a IMA tem o pilar estratégico no gestor público, trazendo o DNA de inovação centrado no ser humano, o cidadão.

A IMA se destaca na criação de sistemas como o 156 em meados da década de 80, linha direta entre o cidadão e o gestor público, fazendo parte, hoje, do Portal do Cidadão, que permite a integração de sistemas e informações. Após, obteve importantes resultados com a venda de soluções como o e-DOM (Diário Oficial do Município Eletrônico), GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e o Procon Digital. Foi responsável pela implantação de mais de 200 km de rede de fibra óptica e wi-fi gratuito em vários pontos de Campinas.


Em tempos de crise, as inovações se multiplicam e as que mais têm se destacado para agilizar o atendimento à população são tecnologias de automação e assistência virtual: os chatbots. Na IMA, os chatbots serão utilizados, principalmente, pela economia, sem deixar de atender as diversas esferas.


Diante de tantos projetos, o ano de 2020 foi crítico pela presença da pandemia da Covid-19. Em diversos setores, este foi um período de profundas transformações, principalmente na economia e saúde. Assim, foi necessário o investimento em ferramentas e adoção de estratégias alternativas. Com isso, a equipe trouxe uma solução facilitadora no processo de gestão em Campinas, a Solução de Agendamento de Vacinas.


Sabemos que a vacinação salva vidas. Tão importante quanto ter a vacina é garantir a organização da logística de distribuição, então, o maior objetivo do agendamento on-line é evitar a aglomeração de pessoas nos locais. Pouco tempo após o lançamento, o sistema já foi usado mais de 100 mil vezes.


Para receber o e-Book de agendamento e mais informações, contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. No pós-Covid, é preciso olhar as oportunidades com agilidade e empatia para criar soluções neste momento de tantas perdas, aprender com os erros e ter a capacidade de entregar experiências personalizadas ao longo de toda a jornada


Eduardo Coelho é presidente da IMA - Informática de Municípios Associados. Engenheiro Civil, formado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP. Foi professor universitário da PUC Campinas e da Unicamp, por 35 anos. Ex-deputado federal, Reitor da PUC, secretário de Obras e de Educação da Cidade de Campinas.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  


compartilhe

navegação de notícias

notícias recentes

Tags

melhores escolhas dos leitores

categorias

notícias mais populares

siga-nos