O desenvolvimento da democracia no Brasil

ABRIG: A proteção de dados e informações tornou-se algo sensível na sociedade. Como equilibrar a transparência das comunicações com o direito à privacidade?


Daniel Bruin: A proteção de dados pessoais é um direito constitucional dos cidadãos, e as organizações públicas e privadas devem investir em segurança e boas práticas para garantir o que está previsto na legislação. Do ponto de vista da comunicação, em todas as suas disciplinas, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) traz como desafio a revisão de bancos de dados, a adoção de medidas para evitar vazamentos e adoção de critérios rígidos e transparentes para contato com pessoas físicas, seja por envio de informações comerciais ou, no caso da comunicação corporativa, no envio de press releases para jornalistas e influenciadores. Nosso setor se adiantou à vigência da lei e a Abracom, já em 2020, distribuiu aos associados duas cartilhas sobre a implantação da LGPD nas agências.


ABRIG: As fake news são um dos principais problemas da sociedade e um desafio da democracia. Como garantir que a fortaleza democrática não seja abalada por notícias direcionadas, enviesadas, pontos de vista e opiniões modulados como fatos?


DANIEL BRUIN: O combate às fake news deve ser uma prioridade de toda a sociedade. A Abracom integra a rede de entidades que o Tribunal Superior Eleitoral reuniu para difundir mensagens sobre o tema e evitar que as notícias forjadas possam influenciar no processo eleitoral. Medidas como essas devem ser base também para a atuação das organizações e a comunicação feita por profissionais e agências que seguem a Carta de Princípios Éticos da Abracom deve ser uma referência para pautar a atuação de nossos clientes.


ABRIG:  Como combater fake news em uma sociedade polarizada que privilegia o direcionamento de informações ao fato em si?


DANIEL BRUIN: Apoiando o jornalismo profissional, nas mais variadas plataformas, feito com critérios de apuração, checagem dos fatos e pluralidade de opiniões. E, do lado das empresas e governos, adotando, também, métodos profissionais de comunicação. Por isso, é importante que as organizações contem com agências e profissionais qualificados para gerenciar seus canais, produzir e distribuir seus conteúdos.


ABRIG: A democracia se fortalece em uma comunicação transparente, baseada em fatos. Qual a perspectiva para a comunicação em geral, imprensa e agências, que lidam com o público e privado com ataques diários?


DANIEL BRUIN: Infelizmente, é uma batalha diária contra a desinformação. Por isso, ressaltamos a necessidade de comunicação profissional e de monitoramento constante das redes sociais, para evitar que notícias falsas a respeito de empresas, pessoas ou governos se disseminem.


ABRIG: A LGPD tem estrutura suficiente para combater a disseminação abusiva e ilegal de desinformação?


DANIEL BRUIN: A lei é um instrumento jurídico que só se tornará efetivo se a Autoridade Nacional de Proteção de Dados tiver autonomia e recursos para receber e apurar notícias. A atual composição da ANPD é boa, tem um caráter técnico, mas ainda falta muito a ser feito para sua total implantação. O Ministério Público e, especialmente o Judiciário, terão um papel muito importante na consolidação da interpretação da lei e no estabelecimento de uma jurisprudência que garanta segurança jurídica para o conjunto da sociedade. E, nas organizações, especialmente em associações setoriais, é importante difundir o conceito de autorregulação, que será pedra fundamental na disseminação das boas práticas de proteção de dados. E, nesse particular, o setor de comunicação pode, também, ser importante aliado na implantação, treinamento e comunicação de proteção de dados nas empresas.


ABRIG: Vocês enxergam preocupação com a qualidade das comunicações e como ela impacta a democracia (sobretudo no ano eleitoral que se avizinha)?


DANIEL BRUIN: Na comunicação corporativa, segmento que representamos, as empresas e profissionais lidam diariamente com a reputação de seus clientes, gerando conexões com os diversos públicos com que uma organização deve se relacionar, criando e mantendo canais de conteúdo, prevenindo e gerenciando crises, e promovendo treinamentos de comunicação. As organizações que investem em comunicação corporativa em uma perspectiva de longo prazo e dão à comunicação lugar de destaque em sua estratégia de negócios.


Daniel Bruin é presidente do Conselho Gestor da ABRACOM.


*Os conteúdos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista da Abrig.  


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